sábado, 7 de julho de 2012

Bolsa de mão masculina

A opinião dos leitores com a volta da clutch para homens

A volta da clutch, capanga e bolsa de mão masculinas.Pode ou não pode? As respostas você confere abaixo:
Bolsas masculinas e capangas voltam à moda masculina
‘Mas é claro que pode! Em breve deixará de ser uma tendencia, e de fato alcançará as ruas!’, afirma Mauricio Irribarem Guidotti.
‘Se podia há duas décadas atrás, e a moda é esse vai e vem, acho que pode sim! Depende do bom senso, como tudo!’, lembra André Chiarati.
‘Eu acho válido! Sempre vemos as mulheres buscando peças inspirado no nosso closet, porque não podemos fazer o mesmo? Claro que no nosso país tem uma resistência muito grande a esse tipo de coisa. Mas quem gosta e tem atitude, tem que usar sim!’, disse Jhonata Silva
‘Eu acho que ainda há uma certa resistência por parte dos homens quanto à isso, principalmente pelo preconceito que podem sofrer. Mas se você gostar e se sentir bem, basta ter bom senso na hora da escolha (tanto da roupa, quanto da própria bolsa) e aproveitar, porque se alguém tentar te ofender e você não conseguir ignorar dá uma bolsada nele!’, sugeriu o Thiago Polese.
Já o Fernando Moura explica em detalhes o seu ponto de vista e deixa claro que não é porque a peça existe que pode ser usada a qualquer momento:
‘Acho bacana a proposta de se usar bags e bolsas de mão. É claro que é pra determinadas ocasiões e também determinados modelos. Esses lisos e mais clássicos combinam mais, modelos mais retos. Até dá para apostar em algum modelo com tachas, mas sempre modelos simples, nada de pegar uma bolsa colorida ou aquela bem feminina, e achar porque se carrega na mão ela vira masculina. Também não se pode colocar uma roupa apertada e usar uma bolsa também, e achar que fica legal, e com cara de homem, tudo depende do modelo apresentado. Mais carteiras e bolsas acho super válido, pastas carteiro também podem ser transformadas e usadas na mão que fica super bacana. Tanto que existem bolsas que são criadas como masculinas só que ninguem diz que é masculina, quando você coloca com um look que combina, fica super legal. É aquilo que eu digo: tudo depende de onde, com quem e como você a usará!’, explica.
E recebemos o comentário do Tales Araújo que abriu a discussão além das capangas, mas para o mercado de acessórios masculinos no Brasil:
‘Creio que no Brasil haja um pouco de resistência a acessórios como esse. Uma boa bolsa carteiro em couro ou outros modelos mais compactos talvez sejam mais aceitos, mas que uma bolsa de mão é ideal para levar chaves, carteira (eu especialmente detesto usa-la no bolso da calça) papéis menores, balinha, documentos, enfim. É se adequar a um bom modelo e certamente ousar. Mas acho válido sim!
Pensando nisso, resolvemos instigar perguntando: ‘Você acha que no Brasil há muito preconceito com acessórios masculinos em geral, Tales?’
‘Não classificaria como preconceito, mas como resistência. Definitivamente vivemos em um país onde moda, infelizmente, ainda é sinônimo de feminilidade e que é somente associada a uma prática feminina, quando na verdade o mercado que se abre para a moda masculina é infinitamente tão amplo quanto a da moda feminina. O que vemos na ultimas décadas é uma mescla de peças coringas que não podem ser mais ‘peças de homem’ ou ‘peças de mulher’. A bolsa de mão, na minha opinião, é uma dessas peças, combinando um estilo legal, como uma peça certa, num ambiente adequado. Acho que muito mais que válido, é tendência. Mas não podemos negar que a resistência em nosso país ainda é grande, mas cabe a nós (que usamos) ir rompendo com esse esteriótipo’, comentou.
A clutch masculina é uma realidade e resgata as capangas que foram tão utilizadas entre os homens brasileiros. Concordamos com o Tales quanto ao estranhamento geral na inclusão de diversos itens moda masculina no âmbito nacional, mas é nosso papel forçar a barra no ponto suficiente para que a visão fique flexível quanto ao uso de algumas peças.

Muito depende do estilo, do conforto e do usuário, mas acreditamos (e está aí o Gentleman Mode para corroborar) que a moda masculina brasileira tem evoluído no quesito. Não podemos esperar que de uma temporada a outra tudo mude para melhor. A bermuda cargo + camiseta estampada é uma realidade mais forte e acessível no país. Mas, voltamos a afirmar, tudo depende de nós!

Nenhum comentário: