sábado, 29 de setembro de 2012

Bolsas merecem uma exposição especial


Disposição bem planejada valoriza os artigos e se torna forte aliada para aumentar as vendas
Disposição bem planejada valoriza os artigos e se torna forte aliada para aumentar as vendas
perguntas quando se pensa na organização dos produtos e na decoração de uma vitrine. Para a designer Rosana Cohen (Natal/RN), consultora em design estratégico e visual de lojas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), a melhor maneira de mostrar qualquer artigo é aquela que mais agradar o cliente. “A vitrine é sempre a propaganda de resposta mais rápida sobre um produto, permitindo a substituição dos mesmos diante das reações dos clientes. Contudo, deve-se analisar previamente os estilos das lojas, os tipos de vitrines, a sua função, seu público-alvo e o motivo da compra”, comenta.

Quando se trabalha a organização de uma exposição de bolsas, artigos para viagem e acessórios, faz-se necessário falar em motivo de compra: por impulso ou procura. Segundo Rosana, o que interfere na exposição de uma vitrine de compras por impulso é a valorização que deve ser dada às decorações, ambientações e criações cenográficas. Já para as compras por necessidade, a
vitrine, além de conter as informações básicas, devem ainda expor as condições de pagamento, e se o artigo faz parte de uma oferta imperdível. De acordo com a designer, no caso das malas, que na maioria das vezes são adquiridas por necessidade, a exposição merece uma atenção especial aos informativos.

Para a vitrinista Ivania Carteri (Caxias do Sul/RS), a melhor maneira de expor bolsas, malas e acessórios em uma vitrine é colocando os produtos em forma de elevação: pedestal de bolsa, módulo de madeira ou de vidro. Até mesmo móveis diferenciados, segundo ela, são uma boa opção de decoração e organização. Ivania destaca que o que deve ser levado em conta na hora de produzir a vitrine é o espaço, a iluminação e o produto a ser exposto. “As cores e os preços e qual o público que se quer atingir também devem ser observados”, complementa.

A
arquiteta e urbanista Maria José Neves Frapiccini (Novo Hamburgo/RS) destaca que os melhores produtos devem ser colocados ao nível dos olhos do cliente. A exposição, segundo ela, pode ser feita através de prateleiras, nichos ou estantes uniformes dispostas ao longo de uma parede inteira. “Esse tipo de exposição confere à loja um visual agradável e organizado, permitindo que os produtos fiquem com maior destaque”, comenta Maria, afirmando que o lojista deve levar em conta a quantidade de produtos expostos em uma prateleira, não sobrecarregando-a. “Agrupar produtos semelhantes e de mesma cor é uma forma fácil e eficaz de organizar a loja”, completa.

Para ler esta matéria na íntegra é necessário ser assinante virtual do Jornal Exclusivo

Nenhum comentário: